sábado, 23 de fevereiro de 2013

Rosa Parks

Rosa Parks ( Tuskegee, 4 de fevereiro 1913 - Detroit, 24 de outubro de 2005 ) foi uma costureira negra norte americana, que se tornou um dos maiores simbolo do movimento negro no Estados Unidos. Em dezembro de 1955 aos 42 anos de idade Rosa Parks ficou famosa por questionar num ônibus em Montgomery (Alabama)  a diferenciação de lugares para brancos e negros definido depois da guerra civil 1861-1865, quando um homem branco a disse para abandonar o assento, Rosa Parks se recusou e acabou sendo presa e multada em 14 dólares, tal acontecimento foi a faísca de ignição para movimento de Boicote aos Ônibus de Montgomery que marcaria o inícios das lutas contra segregação racial no Estados Unidos.


Rosa Parks cresceu em uma fazenda em Alabama sul do EUA. E por problemas de saúde da família foi obrigada a interromper os estudos e começa trabalha como costureira.
Em 1932 casou-se com Raymond Parks, membro da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de cor (NAACP), organização que lutava pelos direitos civis dos negros, na qual Rosa se tornou militante. 
E a atitude de Rosa incentivou o jovem pastor negro Luther King Jr em sermões a pregar sobre a segregação e a incetiva os fiéis negros a fazerem o mesmo, o honroso pastor pregava pelos direitos civis do negros americanos através da teoria "say at less… I'm black, I'm proud", que mudou completamente a história dos Direitos Civis para os negros americanos e influenciou gerações de negros no mundo inteiro.
 A atitude solitária de Rosa Parks, ao ser acolhida por Martin Luther King, Jr., nunca mais foi uma atitude solitária.
Os anos finais de sua vida foram marcados pelo Mal de Alzheimer, e no ano de 2005 morreu de causas naturais.


Fonte> Wikipédia
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário